sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Engenharia...como eu vejo:

______________________________________________________ 

      "Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra 
       com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá, você 
       desejará voltar."
                                                                            Leonardo da Vinci

______________________________________________________


   Passei a minha infância prestando muita atenção às pessoas e aos espaços à minha volta. Era quieta, chorona quando me irritavam ou quando incompreendida, mas na maior parte do tempo, era quieta.

          Ficava num canto, com minhas bonecas ou com meus desenhos, pinturas e costuras (para bonecas), mas o que eu realmente mais gostava de fazer era montar as casas das minhas lindas Barbies e das bonecas-bebês.

          Residências ultra equipadas para uma menina de 5 anos... com garagem, telhado de vidro, elevador e até ofurô! (Que na época, eu nem sabia o que era).

          Quando chegava a hora da montagem da estrutura, às vezes eu me encrencava - sempre gostei das coisas mais complicadas - e aí, é que aparecia meu super-herói!

          Meu super-pai, super-engenheiro, que com simples soluções conseguia deixar tudo como eu queria... Bom, às vezes, gerava algumas discussões, porque ele achava ser impossível... mas no fim, sempre chegávamos a um acordo maravilhoso.

          Então, depois de tudo pronto, passava horas pensando em como seria a próxima mansão ou hotel ou restaurante... eram inúmeras possibilidades dentro da minha mente.

          Queria ser como meu pai. Engenhoso, pró-ativo, inovador... com os anos, vi que a minha área era a de pensar, idealizar, planejar e a dele, a de construir o que eu queria.

          Meu primeiro projeto grandioso a ser concluído por nós dois como equipe, foi uma beliche para meu quarto. Sim! Minha cama e de minha irmã caçula. Eu tinha 10 anos.

          Ela existe até hoje, e minhas filhas dormem nela, na casa de minha mãe.

          Meu parceiro? Se foi, mas deixou muita inspiração e "piração" da cabeça dele a ser terminada... por mim...

          Não tem como falar sobre Engenharia e não falar de meu pai, sorry. Até porque foi ele, quem me levou por estes caminhos da Construção Civil.

          Afinal, a Engenharia é um campo vasto e fantástico que existe em qualquer lugar da vida humana: no alimento, na produção industrial, na energia, na medicina, na agropecuária, etc, etc.

          Não existe tecnologia sem um engenheiro por trás das realizações das idéias mais práticas e funcionais, das convencionais e até das mais malucas...

          É aquela velha história, o Arquiteto planeja, o Engenheiro constrói.

          Este último, quebra a cabeça de todas as formas possíveis, usa seus métodos e cálculos matemáticos, físicos, químicos mirabolantes, que dariam nó na cabeça dos meros mortais... mas ao fim, o "bicho-papão" sai do papel e fica de pé.
          Sai um pouquinho da sua cadeira e vá até a janela mais próxima. (Claro, você tem que estar na cidade e não em um sítio isolado, como no meu caso.)

          Olhe os prédios, casas, instalações elétricas, antenas parabólicas, pontes, viadutos... tudo isso tem não só um, mas vários dedos e até o corpo inteiro de diversos engenheiros.

Dubai Skyline - https://www.viajeparaisrael.com.br/dubai-2/

          A meu ver, esta parceria, arquiteto-engenheiro é daquelas mais-que-perfeitas. Aonde um vai, o outro tem que ir junto.

          Pelo menos, assim fica bem mais interessante.

          Temos obras mirabolantes, de Arquitetos maravilhosos, conhecidíssimos mundialmente, gênios da Construção, do Planejamento e da Elaboração de espaços.

          Ainda assim, nada existiria se não fosse a engenhosidade da tecnologia descarada, inventada e manipulada pela equipe de engenheiros à frente de tais construções.

______________________________________________________

      "Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se."
                                                                                    Henry Ford

______________________________________________________


Zaha Hadid Architects - Aeroporto Internacional de Pequim
-vista aérea-viagemeturismo.abril.com.br
          Quem nunca passou pela ponte Rio-Niterói e ficou chocado com a solidez da sua construção, num trajeto cheio de divergências, apesar da vista maravilhosa da Baía de Guanabara? Ou quem não ficou "embasbacado" com a magnificência de Dubai - uma cidade totalmente planejada e construída, no meio do Deserto? Ou a maleabilidade incrível do Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, que parece "um navio de Titânio" às margens do rio Nervión? Outro exemplo fantástico é o Aeroporto Internacional de Pequim: hoje, o maior Aeroporto do mundo. Obras-primas inimagináveis, que saíram de mentes geniais e que por milagre ou simplesmente - engenhosidade, tecnologia e muito estudo, trabalho e competência, saíram do campo das idéias - e do papel - e estão de pé.

          Além de outras obras fantásticas, que quando visitadas, pessoalmente ou virtualmente, parecem quase impossíveis de existir. Mas existem.

          Nenhuma destas obras poderiam ser admiradas na realidade, se não fossem noites sem dormir e dias intermináveis de Cálculo estrutural, análise de tecnologias construtivas, estudo e uso dos materiais adequados e soluções, que aos olhos dos simples mortais, parecem de outro mundo.

Archdaily.com.br_Guggenheim Museum_Ghery Partners
          Não são. São a consequência do trabalho árduo e da mente elaborada e técnica, destes profissionais que nos permitem sonhar, idealizar, porque sabemos que eles vão nos dar a melhor solução. São fruto de técnicas ideais, estudadas minuciosamente pelos arquitetos e engenheiros, em uma parceria perfeita.

          Abaixo, vou indicar algumas destas obras maravilhosas que estão por aí... espalhadas por esse mundão de Deus!

          E como está próximo ao Dia dos Pais aqui no Brasil... Feliz Dia dos Pais, meu guerreiro favorito! (E a todos os outros pais também!)

1 - Aeroporto Internacional de Pequim, China. Por: Zaha Hadid Architects -  https://www.zaha-hadid.com/architecture/beijing-new-airport-terminal-building/
2 - Sede da Empresa Bee'ah, em Sharjah, EAU - https://www.youtube.com/watch?v=FtuhC_Po7YY
3 - Engenheiros Civis alemães projetam mais alto átrio do mundo com 190 metros - https://www.engenhariacivil.com/tema/zaha-hadid
4 - Sobre a inauguração do Aeroporto Internacional de Pequim - https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/pequim-inaugura-o-maior-aeroporto-do-mundo/
5 - Site oficial Bee'ah - https://beeah.ae/en
6 - Museu Guggenheim Bilbao, Espanha - Por Ghery Partners - https://www.archdaily.com.br/br/786175/classicos-da-arquitetura-museu-guggenheim-de-bilbao-gehry-partners
7 - Site oficial do Museu Guggenheim Bilbao -  https://www.guggenheim-bilbao.eus/horarios-y-tarifas
8 - Sobre as tecnologias para projetar e construir o Guggenheim Bilbao - https://www.archdaily.com.br/br/881860/as-inesperadas-solucoes-de-baixa-tecnologia-que-possibilitaram-a-construcao-do-guggenheim-de-bilbao
9 - Sobre Dubai - https://epocanegocios.globo.com/colunas/Coffee-Break/noticia/2016/10/dubai-inicia-construcao-do-predio-mais-alto-do-mundo-mais-uma-vez.html
    Cobertura de Treliça_King's Cross Station_Londres_
Proj Jonh McAslam+Partners_Obra - Arup
10 - Ainda Dubai - https://www.youtube.com/watch?v=mT - fv2bnN40
11 - Sobre as Ilhas Artificiais de Dubai - https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2017/03/03/ilhas-artificiais-de-dubai-saiba-mais-sobre-a-construcao-de-um-dos-maiores-projetos-de-engenharia-do-mundo/
https://www.youtube.com/watch?v=cHGGnmyvAV0
12 - Edifício Burj Khalifa, em Dubai - https://pt.wikipedia.org/wiki/Burj_Khalifa
13 - SOM - Construtora envolvida em vários trabalhos fantásticos pelo mundo - https://www.som.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Skidmore,_Owings_and_Merrill

          Bom, por aí, vocês já tem bastante material para se entreterem e pesquisarem um pouco sobre várias construções de "cair o queixo". Podem quebrar a cabeça à vontade, imaginando como estes seres fabulosos, chamados "engenheiros", tiveram a audácia de concretizarem tais edifícios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário