sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Uma Pequena Introdução


Olá!

Muita gente, e digo, a grande maioria, não faz a menor ideia da diferença entre um Arquiteto e um Engenheiro ou até mesmo, entre um Arquiteto e um Designer de Interiores (Decorador).

What???

É isso, mesmo. É como se a minha profissão – sim, sou arquiteta e urbanista... Olhem minhas referências ao lado – fosse um grande ponto de interrogação.

Muita gente confunde estas profissões, ou acha que “é tudo a mesma coisa”.

Bom... Surpresa!! Não é.

Mas existe uma verdade nisto tudo: elas podem e, devem se complementar.

Não vou ficar aqui divagando e filosofando sobre como a minha profissão é essencial e maravilhosa, mas espero poder esclarecer, informar, orientar e, claro, dar muitas dicas sobre este mundo fantástico da Arquitetura, Urbanismo e outros afins.

Percebi e percebo ainda, desde que nasci neste mundo da Arquitetura, que existe um grande buraco, isto é, muita falta de informação sobre “O que faz um Arquiteto”. Não entre nós, arquitetos, claro... Mas choquem: até mesmo, entre Engenheiros e Designers, além de todos aqueles que nos procuram como clientes e prováveis clientes.

Quantas vezes, não ouvimos: “É só fazer uma plantinha”. Ou: “Rabisca alguma coisa, aí”. E até mesmo: “É só um banheiro... Você faz rapidinho”.

Não é bem assim...

Espero poder, além de mostrar a complexidade do trabalho de um Arquiteto, também mostrar as diferenças entre estas profissões, que podem parecer “tudo a mesma coisa”, mas que na realidade, não são.

Vou ainda, procurar, tirar dúvidas sobre as diferentes especializações que um Arquiteto e Urbanista podem ter. Como também, mostrar as delícias e dores desta profissão, não só na vida do Arquiteto, como dos profissionais e clientes ligados a ele.

Sim... A minha intenção é mostrar um pouquinho da minha vida e dos meus colegas, também através dos outros pontos de vista. (PERIGO!)

Quero mostrar os caminhos para se encontrar um bom profissional, pois a empatia e adequação dos perfis do profissional com seu cliente é essencial para criar, moldar e orientar o cliente na realização dos seus sonhos.

Gostaria muito de contar, nesta jornada, com a participação de todos vocês, meus queridos leitores, para fazerem todas as perguntas que fervilham nestas cabecinhas – foco no assunto, por favor - e ainda, comentarem o quanto quiserem nos posts, me enviarem dicas de novos assuntos...

Estamos começando, então, faço meu primeiro comprometimento: Vou responder a todos!

Com uma exceção: Quando não houver resposta, é porque provavelmente a sua pergunta, dica ou comentário, vai virar um post. Ou porque eu morri... credo!

Quem quiser receber avisos sobre os próximos posts, pleeeease, me sigam!

É isso aí, gente! Espero vocês na próxima postagem...

XXX

"Agente tem que sonhar senão as coisas não acontecem." Oscar Niemeyer

15 comentários:

  1. Carla, este blog será, com certeza, uma imensa fonte de conhecimentos e troca de experiências. É muito importante para nós, arquitetos e urbanistas, que as pessoas conheçam esta fantástica profissão e possam usufruir de todo o conhecimento que adquirimos no decorrer da nossa vida profissional. Sim, seja a nossa voz, e também iremos contribuir para os seus objetivos. Compartilhar é o melhor que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas. Muito sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa a idéia. Levar conhecimento e informação a todas as pessoas. Porque, a realidade, é que muitas pessoas ao decidirem construir, reformar ou até decorar ficam "perdidas", precisam de segurança e nada como o profissional certo para guiá-las.
      Obrigada pelo seu apoio hoje e sempre!

      Excluir
    2. Me sinto muito grata à vida por ter você sempre ao meu lado!

      Excluir
  2. Show!!!!!!!!! Arquitetura é uma excelente profissão, com várias ramificações que poucos sabem!!!
    Parabéns pela iniciativa. Já estou seguindo, claro! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, irmã! Você como sempre, ao meu lado... Isso é impagável!

      Excluir
  3. Excelente iniciativa, Carla! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor!
      Seu apoio é sempre muito importante para mim.

      Excluir
  4. Parabéns pelo site, querida! Não conheço pessoa mais talentosa que você para tratar desse assunto, trocar ideias e mostrar conhecimento tanto para leigos quanto para pessoas da sua área. Há realmente muitas dúvidas e muito para esclarecer. Show de bola! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu querido!
      Espero com o tempo, trazer muita luz pra muita gente! Beijo no coração.

      Excluir
  5. Carla já comentei no face. prossiga e mostre a importância do Arquiteto ou Arquiteta. . Faça o seu blog não esquecer do maior arquiteto do Brasil Parabens
    , mostre o valor da sua profissão. Beijos Wilmar Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, obrigada pelo carinho!
      Sinto que posso fazer muitas coisas boas pelas pessoas através deste caminho que escolhi como arquiteta!
      Não só realizando sonhos, mas também esclarecendo sobre todas as nossas funções. Beijos

      Excluir
  6. Parabéns, Carla! Mto feliz com sua nova criação. Vc sempre me encantando... bjos e sucesso. Guilherme Quatorze Voltas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Guilherme!
      Há muito tempo, planejava esta iniciativa... Sentia que as pessoas, mesmo aquelas que não podem gastar muito para viverem em um ambiente melhor, precisam de orientação em seus espaços.
      Seja no trabalho, em casa ou nos ambientes públicos.
      Esta iniciativa vem mesmo para construir um pedacinho de paraíso na vida de todos... todos mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  7. Adorei, querida! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. Chique!uma amiga blogueira e arquiteta!amei.

    ResponderExcluir