sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Arquiteto ou Designer de Interiores? Designer de Interiores ou Decorador?

_____________________________________________________________________________________________

                         "Uma casa é mais do que Arquitetura, tem que ser boa
          para encontrar os amigos, boa pra conversar, para esculhambar
          o governo, quando o governo precisa ser esculhambado. De resto, 
          é a mulher do lado e seja o que Deus quiser!"
                                                                                  Oscar Niemeyer, arquiteto
_____________________________________________________________________________________________

Olá!

De todas as profissões vinculadas à Arquitetura, talvez a que cause uma confusão maior seja a de Designer de Interiores e, consequentemente, Decorador(a).

Por incrível que possa parecer, nós Arquitetos, somos sim, confundidos e "chamados" de Decoradores a todo momento...

Talvez porque trabalhemos também com a ambientação e remodelação do espaço interno, na especialização em Arquitetura de Interiores, mas o que se deve deixar claro, é que Decorador, Designer de Interiores e Arquiteto são três profissões distintas, que devem se complementar quando necessário.

- Bom, então, o que cada um faz, pelo amor de Deus?!

Esta é a parte que talvez seja mais confusa, já que o Arquiteto de Interiores, Decorador(a) e Designer podem fazer basicamente o mesmo trabalho em alguns casos...

- Peraí... assim vou ficar maluca...

Vamos por partes:

O Decorador(a) é aquele profissional, que não necessariamente, tem uma formação técnica. Isto é, ele pode ter feito um curso profissionalizante ou não.

Geralmente, são profissionais autodidatas, que tem um enorme bom senso - e bom gosto - e pela experiência profissional, adquirem conhecimento no uso de cores, materiais, disposição de móveis, etc.

O projeto, ou seja, o planejamento do espaço, fica um pouco vago ou é inexistente, cabendo a este profissional a escolha de móveis e suas disposições no ambiente, além dos acessórios para compor o espaço a ser trabalhado, como, tapetes, cortinas, vasos, quadros, entre outros.

Como os Designers de Interiores, eles trabalham apenas o espaço interno, a partir de um ambiente arquitetônico previamente pronto.

Assim, este profissional, consegue criar um ambiente esteticamente prático e confortável para ser habitado ou usado.
____________________________________________________________________________________________

    “Designers são visuais: Eles são capazes de ver coisas antes que se tenha qualquer coisa pra ser vista.”
                                                                                         Ralph Caplan, designer
___________________________________________________________________________________________

- Bom, tá... e o Designer de Interiores? É a mesma coisa?

Quase... 

Uma das grande diferenças é a de ser habilitado por um curso profissionalizante, técnico ou de nível superior, com duração de 2 (curso técnico) e 3 ou 4 anos (curso superior).

Além disso, o Designer de Interiores, como o Arquiteto de Interiores, é formado para trabalhar os espaços comerciais, residenciais ou de empresas, até a cenografia, de modo a melhor servir seus usuários, através de um projeto detalhado, com estudo de cores, luminotécnica, termo-acústica, ventilação, design de móveis e também, Paisagismo! 

São ainda, capacitados para administrar a execução de seus projetos, com estudos orçamentários que melhor viabilizem o projeto para seus clientes, fixação de prazos, orientação e fiscalização de mão-de-obra complementar, como marceneiros, bombeiros, eletricistas, pedreiros, entre outros.

Como disse lá em cima, os Decoradores e Designers de Interiores, podem apenas trabalhar ambientes já construídos, isto é, com a ARQUITETURA PREVIAMENTE PRONTA (só para deixar bem claro).

Isto também quer dizer que, se você tiver a intenção de quebrar alguma parede, construir uma varanda ou cobertura, ou mesmo abrir uma janela, é melhor pedir ajuda antes a um Arquiteto(a) ou Engenheiro(a). 
____________________________________________________________________________________________

     “Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como 
      funciona.”
                                           Steve Jobs, inventor e co-fundador da Apple Inc.
___________________________________________________________________________________________

- Até aí, tudo bem... mas e o Arquiteto nesta história toda? Aonde entra?

O Arquiteto de Interiores vai cuidar do espaço de uma maneira mais abrangente, isto porque a capacitação técnica de um Arquiteto vai muito além da disposição de móveis em um ambiente ou do tipo de luminária a ser utilizada...

Um Arquiteto de Interiores tem uma visão "macro", isto é, visa todo o conjunto da obra, não só o que aparece, mas também os pontos obscuros ou "escondidos" do ambiente, além do que vier a ser construído ou alterado em termos de construção e interligação dos ambientes em geral.

- Como assim? 

Assim... 

Como planejamento e remanejamento de instalações hidráulicas e elétricas, estruturas em concreto, madeira e metálicas, suas construções e possíveis reforços, responsabilidade técnica perante os órgãos de legalização das novas construções e/ou alterações da obra.

Relação entre os diversos ambientes da construção e consecutivos melhoramentos de funcionalidade, iluminação, ventilação e até a mudança do uso de um ambiente para melhor adequação de todo o conjunto arquitetônico.

Por exemplo: Quebrar um banheiro para aumentar a cozinha, trocar a copa de lugar com a sala de reuniões, isto tudo visando a melhoria do uso de toda a construção, entre outras coisas. 

O Arquiteto com sua visão avançada da obra como um todo, vai propor o que melhor se adequar ao perfil do cliente e ao seu bolso.

É claro que o Decorador e o Designer de Interiores também vão prever a melhoria do espaço e o melhor orçamento para o cliente, evitando gastos desnecessários, assim como o Arquiteto, mas ao contrário destas duas profissões, a Arquitetura de Interiores e até o Design de Interiores desenvolvido por um Arquiteto, funciona como etapa de um projeto, no caso, a etapa final.
_____________________________________________________________________________________________

       “O cliente não compra produtos, e sim soluções de problemas.”
                                                                     Theodore Levitt, economista

____________________________________________________________________________________________

- E então, qual profissional eu devo contratar?

Na verdade, o ideal, é que todos estes profissionais trabalhem juntos, complementando um ao outro, principalmente quando o trabalho engloba modificação real do ambiente, mas dependendo do tipo de trabalho, todos podem trabalhar sozinhos - desde que não haja quebra-quebra e/ou novas construções.

A questão principal aqui é: Com a ajuda e orientação de um destes profissionais pode-se fazer uma economia de até 25% no projeto e execução da obra, comprovadamente. Pasmem!

Além disso, evita-se aquelas eventuais dores de cabeça com escolha do revestimento errado, ou até mal colocado, porque o pedreiro não era uma bom ladrilheiro, ou a escada mal calculada, o sofá pequeno demais ou grande demais, a parede com uma cor muito sem graça ou o Split mal instalado, causando transtornos no condomínio, o marceneiro que não apareceu...

- E como eu faço para contratar um profissional? Aonde procurar? O que devo ter em mãos previamente? Como vou me decidir pelo melhor profissional? 

Bom, esses são assuntos para outros posts...

No próximo post pretendo falar um pouco sobre os Engenheiros, mas se vocês ainda quiserem tirar dúvidas, dar dicas ou fazer comentários e críticas sobre Arquitetos de Interiores, Designers de Interiores e Decoradores, façam abaixo, por favor.

Toda informação que pudermos colher para melhorar este mercado e a vida das pessoas em geral será sempre bem-vinda!

Ficarei feliz em responder a todos.

Ah! E me sigam e/ou inscrevam seus e-mails para receberem notificações dos próximos posts. 

Os botões de seguir e inscrição de e-mails está ao lado do campo do post.

Até lá, quem se interessar pode ler um pouco mais sobre o assunto nos links abaixo (só alguns exemplos):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_interiores
http://blog.unipe.br/graduacao/o-que-faz-um-arquiteto-de-interiores
http://www.guiadaobra.net/arquiteto-ou-decorador-365/
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/design-de-interiores/

Muitos beijos e até o próximo post.



Resultado de imagem para frases sobre designer de interiores











sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Uma Pequena Introdução


Olá!

Muita gente, e digo, a grande maioria, não faz a menor ideia da diferença entre um Arquiteto e um Engenheiro ou até mesmo, entre um Arquiteto e um Designer de Interiores (Decorador).

What???

É isso, mesmo. É como se a minha profissão – sim, sou arquiteta e urbanista... Olhem minhas referências ao lado – fosse um grande ponto de interrogação.

Muita gente confunde estas profissões, ou acha que “é tudo a mesma coisa”.

Bom... Surpresa!! Não é.

Mas existe uma verdade nisto tudo: elas podem e, devem se complementar.

Não vou ficar aqui divagando e filosofando sobre como a minha profissão é essencial e maravilhosa, mas espero poder esclarecer, informar, orientar e, claro, dar muitas dicas sobre este mundo fantástico da Arquitetura, Urbanismo e outros afins.

Percebi e percebo ainda, desde que nasci neste mundo da Arquitetura, que existe um grande buraco, isto é, muita falta de informação sobre “O que faz um Arquiteto”. Não entre nós, arquitetos, claro... Mas choquem: até mesmo, entre Engenheiros e Designers, além de todos aqueles que nos procuram como clientes e prováveis clientes.

Quantas vezes, não ouvimos: “É só fazer uma plantinha”. Ou: “Rabisca alguma coisa, aí”. E até mesmo: “É só um banheiro... Você faz rapidinho”.

Não é bem assim...

Espero poder, além de mostrar a complexidade do trabalho de um Arquiteto, também mostrar as diferenças entre estas profissões, que podem parecer “tudo a mesma coisa”, mas que na realidade, não são.

Vou ainda, procurar, tirar dúvidas sobre as diferentes especializações que um Arquiteto e Urbanista podem ter. Como também, mostrar as delícias e dores desta profissão, não só na vida do Arquiteto, como dos profissionais e clientes ligados a ele.

Sim... A minha intenção é mostrar um pouquinho da minha vida e dos meus colegas, também através dos outros pontos de vista. (PERIGO!)

Quero mostrar os caminhos para se encontrar um bom profissional, pois a empatia e adequação dos perfis do profissional com seu cliente é essencial para criar, moldar e orientar o cliente na realização dos seus sonhos.

Gostaria muito de contar, nesta jornada, com a participação de todos vocês, meus queridos leitores, para fazerem todas as perguntas que fervilham nestas cabecinhas – foco no assunto, por favor - e ainda, comentarem o quanto quiserem nos posts, me enviarem dicas de novos assuntos...

Estamos começando, então, faço meu primeiro comprometimento: Vou responder a todos!

Com uma exceção: Quando não houver resposta, é porque provavelmente a sua pergunta, dica ou comentário, vai virar um post. Ou porque eu morri... credo!

Quem quiser receber avisos sobre os próximos posts, pleeeease, me sigam!

É isso aí, gente! Espero vocês na próxima postagem...

XXX

"Agente tem que sonhar senão as coisas não acontecem." Oscar Niemeyer